Experiência de outra colega nossa!!

No hospital

Curativos primeiras semanas

Pós retirada dos pontos

Após a liberação do médico

Sua história que recebi por email, junto com as fotos.
"Tenho dois filhos, uma pequena, 5 anos e um adolescente.
Resumindo:
Operei os dois pés. Na primeira noite, no hospital fiquei com a sandália de Baruk e não bebi nem água para não ter que ir ao banheiro. No dia seguinte recebi alta. Fui ao banheiro, caminhando lentamente, com muito medo. Me apossei do sofá da sala. Na hora de dormir, doeu muito! Quase chorei.
No começo, nos primeiros dias, foi bem dolorido.
Ia ao banheiro com a sandália de Baruk com a ajuda dos familiares, segurando nas paredes. Não tirei o curativo durante 3 semanas. Tomava banho sentada e com sacos plásticos amarrados aos pés (meu banheiro no andar debaixo não tem chuveiro, foi na base do balde e da caneca). Em nenhum momento me atrevi a ficar em pé. O meu filho até me trouxe um pinico para que eu não o chamasse e dependesse dele tantas vezes. Aff! Nesse período, em S. Paulo, houve um rompimento de uma adutora da Sabesp, todos ficaram sem água por 5 dias... no fim estava toda a família tomando banho de caneca.
Moro em um sobrado e dormi a primeira semana no andar debaixo, na sala. Meu marido começou a dormir na sala para me acompanhar, mas eu disse que não havia necessidade.
Na segunda semana tomei coragem e subi a escada com muito cuidado. A rotina da casa mudou. Meu marido fazia a comida. Todas as refeições eram feitas no quarto do casal. Improvisamos um grande espelho como mesa.
Nesse período, ainda bem que as crianças estavam de férias e o marido também. Depois ele retornou ao trabalho, mas as crianças continuavam de férias. A pequena foi para a casa dos avós, voltando no fim de semana, e o filho mais velho ficou comigo. Tadinho... fazia o leite com chocolate frio (eu nem gosto, prefiro café com leite), comprava pão, trazia a margarina, faca, etc... tudo na cama. Dormia até tarde de propósito, assim acordava 12h tomava o café da manhã e ficava aguardando o marido chegar para fazer a janta. Lógico que rolava uns quitutes e salgadinhos no meio da tarde, o que me deixou mais rechonchuda.
A casa, nesta altura do campeonato, estava um horror. O marido e o filho faziam uma limpeza, mas dois homens não fazem igual a uma mulher.
No meu trabalho estava tudo bem, estávamos em férias coletivas, mas logo retornaríamos, mesmo assim, vinha o Carnaval...etc...um monte de feriados pela frente. Achei que não haveria grandes problemas e realmente não houve.
Aos poucos melhorava.
Com 20 dias eu retirei os pontos. Aff! Nem quero comentar, suava...pude retirar os curativos para lavar o machucado, depois recolocá-los.
Até relatei neste blog que um pé estava Ok, o outro (esquerdo) latejava em baixo, repuxava. Mas passou...
Comecei a arrumar a casa aos pouquinhos: sentava no banquinho e esfregava o banheiro, coloquei uma cadeira giratória e com rodas na cozinha assim lavava a louça, as crianças retornaram às aulas coloquei na perua escolar (não podia dirigir), fazia a comida (muito nuggets assado, lazanha, legumes... tudo congelado e prático), lavei até as camisetas das crianças na pia...
O trabalho, de certa forma, eu nunca larguei, exerço um cargo de confiança e fiz muita coisa pela internet e telefone. Viva a tecnologia!!!
Voltei, ontem, depois de um mês e meio, ao médico e fui liberada, obtive alta total. Vou retornar ao trabalho semana que vem. Já posso dirigir. O doutor pediu que comprasse uma Papete da Azaléia para andar (primeira vez que vou usar uma sandália ou papete em público!!! Nem sei como vou reagir). Até agora não tive muita coragem de andar sem o Baruk. Não tenho nenhum sapato para dirigir, só tenho tênis (preciso sair para comprar a tal papete, o que faço?). Sou um tatu na toca, vou estranhar sair...
Não tenho dores...mas ontem...o doutor falou que não precisava fazer fisioterapia, mas um exercício doidão de puxar o dedão para frente e para tráz, não importa o quanto doa, mas é para fazer, várias vezes ao dia. Tanto tempo sem nem deixar ninguém encostar e de repente maior estupidez com os coitados...Ontem fiz o exercício.... resultado: o pé que nunca incomodou amanheceu super dolorido...ave!!!
Posso fazer exercício físico como: abdominal, etc...mas nada que use os pés...
Assisti muita tv, muitos programas de mulheres na Discovery Home and Health ("10 anos mais Jovem"; "Esquadrão da Moda"; "Mude meu estilo", etc...) quem sabe ao menos aprendi a me cuidar e me vestir melhor! Li apenas um livro, fiz final em um jogo de vídeo game, assisti ao final da Patinação Artística das Olimpíadas de Inverno, fiquei informadíssima com as notícias inúteis divulgadas pela tv...
É isso! Tomara que o joanete não retorne, estou satisfeita com tudo. Cheguei a brigar com filho, marido, etc...mas tudo na vida passa...
No fim...o resumo não foi tão resumido..

Um beijão!"

********************************
Alguma semelhança, não é mera coincidência..hehehe..
é a realidade de um pós-operatório de joanete!!!
********************************
Obrigada florzinha, por compartilhar com todos aqui tua experiência e fotos!!!

4 comentários:

Anônimo disse...

adorei o relato dela!
e o pé ficou perfeito, né? cicatriz parece ser bem pequena, discreta, com corte mínimo...
eu fiz so o pe esquerdo, ate agora. tem pouquinho mais de um mes...e tem sido meio ruim. imagino oq vcs devem ter passado ao operar os dois de uma vez!! mas tudo vale a pena!!!o meu incha bastante, ainda, têm hrs que parece que vai explodir! fica bem gordinho! e o meu ficou meio roxinho, mas a cor ja esta normalizando....
tb vou mandar minhas fotos! quero aparecer aquiii :)))) hehehehe mas estou espeando minha consulta p perguntar ao meu medico qual foi direitinho a tecnica usada, p contar p vcs.

Anônimo disse...

Oi, tb adorei ler seu relato, hoje fazem 6 dias que operei, os dois de uma só vez, achei que ia doer, mas não imaginava que era tanto, o pior é que nao observo a dor diminuir. Consegui uma cadeira de rodas, santa cadeira, me leva para todos os lugares da casa, para subir uma escadinha de 5 degraus para o andar de cima da casa, sento na escada e vou arastando até chegar em cima, depois arrasto até meu quarto e consigo levantar segurando na cama de costas. Coloquei baquinhos em todos os banheiros, assim se estou na parte de cima da casa sento no banquinho e escovo os dentes, lavo o rosto e passo até um rímel no olho e baton, não gosto de ficar com cara de doente.

Falei com o médico e ele me garantiu que com 1 mes estaria andando por todo lado, mas agora sinto que não é verdade, fiquei um pouco decepcionada, pois tenho uma viagem daqui a 3 semanas e pelo jeito não vou poder aproveitar o tanto que queria.

Ele nem me falou dessa sandália, descobri agora, mas a cadeira de rodas tem sido minha aliada.

Tenho lido muito, acabei de me formar em psicologia, estou montando minha clínica, e por conta disso tenho interesse em várias áreas e nao paro de ler, pulando de uma matéria para outra para não cansar. Adorei compartilhar com voces essa experiência e ouvir a de voces.
Daqui uma semana volto para contar mais novidades.
bjs a todos

Anônimo disse...

Oi, tb vi todos esses comentários sobre a cirurgia de joanetes, eu tenho nos dois pés e estou morrendo de medo de fazer a cirurgia, depois do que vi meu medo só aumentou. Sou cozinheira em uma creche, e estou preocupada com o tempo de recuperação. Sera que se eu fizer a cirurgia nas férias, quando voltar a trabalhar vai doer muito, pois fico em pé o dia todo.

ROSANGELA disse...

Olá li tudo quevocê escreveu efiqueiainda mais animada.irei fazero pé esquerdo Quarta 20/04.Já fiz o direito a 4 anos atrás, o médico disse que dessa vez será bem mais fácila recuperação pois ele vai colocar um parafuso e depois irei usar uma bota preta por 30 dias.