Outro relato de uma leitora e suas fotos

O Relato:
Durante muito tempo sofri com dor por causa do meu joanete, mas sempre adiei a idéia de fazer a cirurgia pq eu sempre li na Internet que a dor e o pós-operatório essa horríveis. Mas cheguei ao ponto que eu não conseguiria mais adiar pq andar se tornou uma tarefa muito difícil, então se normalmente eu já sentia dor, decidi enfrentar meus medos e me submeter a uma cirurgia para correção do meu problema.
Minha operação ocorreu em Janeiro de 2011 no Pronto Socorro das Fraturas em João Pessoa-PB e o cirurgião foi o Dr. Renato Queiroz. A cirurgia durou 1h30min, a anestesia foi raquiana com sedação. Eu tive que ficar de jejum por algumas horas, mas como a minha operação foi às 14:30, eu pude tomar um café da manhã leve sem problema. Cheguei ao Pronto Socorro pela manhã, quando se aproximou do horário da cirurgia, a enfermeira trouxe uma roupa esterilizada para q eu a vestisse e fosse levada de maca, para a sala de cirurgia. Chegando lá, fios foram colocados no meu corpo para monitorar os meus batimentos e o anestesista me deu a sedação. Depois disso, eu só me lembro de acordar, após a cirurgia, no quarto do hospital.
Ao acordar notei que foi feita uma imobilização com gaze e algodão no meu pé e minha perna, a imobilização estendia-se até o meu joelho. A enfermeira colocou 2 travesseiros para manter o meu pé alto. Fiquei tomando soro e vários medicamentos na veia por 2 dias. Por precaução e para evitar que eu pudesse sentir dor em casa, o médico preferiu me manter no hospital em observação por 2 dias.
Fiquei sem poder colocar o pé no chão por uma semana, e quando eu sentava, precisava manter minha perna erguida, durante esse período eu usei uma cadeira de rodas para manter minha perna esquerda sempre para cima. Eu usava dois banquinhos para tomar banho, eu sentava em um e apoiava minha perna no outro, pq mesmo protegendo o curativo com um saco, a água acabava escorrendo para dentro e molhando a gaze. Como os moveis da minha casa não possibilitavam que eu me locomovesse livremente com a cadeira de rodas, fiquei em meu quarto durante 7 dias.
Após essa primeira semana, fui ao médico novamente para trocar o tipo de imobilização, agora, apenas a parte frontal do pé seria imobilizada com gesso, deixando o meu calcanhar livre para que eu pudesse pisar no chão. Eu passei a usar uma sandália que tinha um solado grosso e era fechada por duas tiras com velcro. É importante para quem tem ou teve joanete, usar calçados cujos solados são duros, usar sapatos flexíveis pode agravar ainda mais o nosso problema. Confesso que logo que coloquei o pé no chão, isso gerou certo desconforto e incomodo no meu calcanhar pq eu havia ficado muitos dias sem colocar nenhuma pressão no pé. Mas com o passar do tempo, fui me adaptando a pisar de novo no chão e comecei a locomover-me apoiada em 2 muletas.
O método usado fazer a cirurgia foi o de Giannini, há vários sites na Internet que falam desse método, muitos têm imagens que mostram as fotos de uma cirurgia em detalhes. Para não assustar ninguém com as imagens, acho q o link abaixo é interessante, pq explica o método de Giannini, mas mostra apenas a imagem de um raio-X do pé antes e após a cirurgia. O único probleminha é q a explicação é toda em inglês.

http://www.orthosupersite.com/view.aspx?rid=18697

O procedimento basicamente é cortar o osso e depois colocá-lo no ângulo certo, um fio de metal é inserido no osso do pé, para que ele consolide no ângulo correto. Apesar de ser feia de ver, a haste metálica não causa dor alguma, eu nunca senti nenhum tipo de dor por causa da cirurgia que fiz. O corte no pé, foi pequeno, apenas 6 pontos.
Fiquei com a nova imobilização de gesso por 4 semanas, depois desse período o fio metálico e os pontos foram removidos do meu pé. Eu pensava que iria doer quando o médico fosse retirar o fio de metal, mas a remoção foi totalmente indolor. Depois disso, Dr. Renato prescreveu 10 sessões de fisioterapia. Eu fiz fisioterapia por 2 semanas seguidas, todos os dias. A fisioterapia visava devolver os movimentos aos meus dedos, já que perde-se parte da flexibilidade por causa da cirurgia. Fui ganhando flexibilidade aos poucos e após as 10 sessões, eu já havia melhorado muito. Hoje faz 3 meses, que eu fiz a cirurgia de joanete e durante muito tempo tive medo de me submeter a essa operação, mas tudo ocorreu de maneira tranqüila e eu estou muito feliz e sem dor agora.
A quem tem medo, o que eu poderia dizer é que vcs devem procurar um médico competente para fazer essa cirurgia, ter confiança no médico é fundamental para diminuir o medo. Graças a Deus, minha cirurgia foi um sucesso.
Espero ter ajudado a tirar algumas dúvidas de quem sofre com joanete e está pensando em fazer a operação. Coragem!
Seguem as fotos:



Antes

Pós cirúrgia

Retirada do fio

Com o gesso

31 comentários:

rosangela disse...

OLÁ, REALMENTE A DR PÓS OPERATÓRIA E HORRÍVEL NÃO DÁ PARA EXPLICAR É SÓ QUEM PASSOU PARA SABER DO QUE ESTAMOS FALANDO, MAS NO 2º DIA TUDO VAI EMBORA NÃO DÓI QUASE NADA, JÁ ESTOU NO 4º DIA TUDO TRANQUILO.
BJS

Duda disse...

Oi Rosangela. Felizmente, eu fiquei dois dias em observação no hospital e as enfermeiras me deram remédios para evitar que eu sentisse qualquer dor. A parte ruim da operação é que o tempo de recuperação é muito longo e por causa disso, eu perdi muito da independência com a qual estava acostumada.

Daiani Vedoveto disse...

Olá, vc fez nos dois pés de uma vez só?

Duda disse...

Oi Daiani,

Não, eu só fiz a cirurgia em um pé. Fazer os dois iria restringir muito a minha vida, já que eu não poderia me apoiar em nenhum dos pés por um longo período, e também aumentaria o tempo necessário para que eu começasse a trabalhar de novo. Além disso fazer os dois pés, não é recomendado porque qualquer região operada pode infeccionar, caso aconteça uma infecção nos dois pés, o tratamento torna-se muito complicado. Por causa de todos esses fatores, eu decidi fazer apenas em um pé.

Anônimo disse...

meu pé vai ficar lindo.Garotas animem-se!!!!!!NÃO É NADA ABSURDO!!!!
pensem nos sapatos altos lindos,nos pezinhos fofos nas havaianasVALE A PENA Aconselho apenas escolher um bom cirurgião.

Juliana Carla disse...

Oi!Por favor queria o contato (email, qualquer coisa)dessa pessoa que relatou a cirurgia nesse post!É que também sou de João Pessoa e estou pesquisando e tomando coragem pra fazer minha cirurgia!Seria de grande ajuda se eu conseguisse conversar com ela!Agradeço desde já,abraços!

Anônimo disse...

Bom dia a todas...
eu gostaria de saber se vcs operaram em SP e se teriam alguma indicação de um médico. Estou sentindo muita dor e já procurei diversos médicos, porém ainda não encontrem nenhum que eu de fato confio.
Aguardo a resposta de vcs.
obrigada desde já!

Anônimo disse...

Oi meninas!!! Fiz a cirurgia nos dois és ontem e até agora está tudo tranquilo. Não levanto pra nada. Vou até ao banheiro carregada. Espero não sentir dor...

ester disse...

Oi eu fiz a cirurgia no dia 27/09/11 estou impressionada pq eu nao coloquei esse fio de metal e nem engessei o pe. 9 dias depois eu ja posso andar de muletas e por o pe no chao sem forcar. senti muita dor. nao sei se e normal. o meu pe ja desinchou bastante esta quase normal. ando so dentro de casa. uso muita bolsa de gelo no pe. estou esperando um bom resultado dessa cirurgia. mas com um pouco de medo. vou esperar pelo resultado final

Anônimo disse...

Interessante esses relatos sobre Joanete. Utilizei seu blog para fazer uma postagem no meu. Estou te seguindo. Quando puder passa lá: http://meuspreciosospes.blogspot.com/ Beijos

Anônimo disse...

Olá, pretendo operar meu pé direito em 01/2012. Estou com muito medo.. vou operar somente porque sinto muitas dores no pé.. mesmo usando somente tênis por uma semana inteira.. Acho que deve ser uma recuperação super complicada.. e parece que bem dolorida.. Outro problema: Trabalho de salto alto há mais de 7 anos! Não sei como vou fazer para passar a usar sapatos baixos! Parece que o recomendado são 10 a 12 meses sem usar salto!! Bom, um fator que pesou para eu me decidir a operar de uma vez é que a joanete está só piorando.. e meu médico disse que quanto antes se opera, melhor. Vejo o pé do meu pai (63 anos) que não operou e isso me assusta também! Tadinho a joanete dele está terrivel! Bom.. vamos lá!! Se Deus quiser vai dar tudo certo e vou superar bem essa etapa! Bjs e obrigada a todos pela força! Cris

Anônimo disse...

Olá a todos :)
Tenho 18 anos e sofro de um joanete que me foi herdado da minha avo.
Nao é um joanete qualquer, tenho o dedo maior de baixo dos dois dedos seguintes.
Quando tinha cerca de 10 anos a deformaçao dos dedos começou a aparecer e com o avanço da idade cada vez estava pior.
Fui ao médico e ele admirado com a minha idade disse que só havia uma soluçao, que era a cirurgia.

Fui opereda dia 15/12/2011, estava bastante ansiosa,pois nunca me lembro de ter usado umas sandalias, ou um salto alto, no entanto sabia que as dores iríam ser horriveis e mesmo assim quis fazer a cirurgia.
Neste momento passaram 20 dias após a cirurgia, já tirei os pontos, o pé ainda continua dorido, e inchado, mal consigo andar. No inicio teve imensas dores, mas agora já passou.
Ainda tenho o pé com gaze, e vou continuar a ter por mais 3 semanas.
Só espero recuperar depressa, pois tenho muita vontade de andar!
Aqui fica a minha experiencia. Beijinhos

dejaína disse...

ola daqui algumas horas de hoje vou fazer a cirurgia do pé direito, nao estou com medo da cirurgia mas um pouco de medo da dor depois em casa que devo sentir,depois posto fotos do antes e depois do meu pé.bjs e obrigada pelo relato.


dejaína,taubaté,sp

Anônimo disse...

Olá, também tenho joanetes, e minha maior preocupação é o tempo de voltar a trabalhar, por favor, todos que fizeram essa cirurgia, com quanto tempo vocês voltaram a trabalhar???????

Anônimo disse...

Olá fiz a cirurgia na quinta feira passada dia 16/02. Resolvi fazer os dois pés de uma vez só. Se nao fizesse os dois juntos nao teria coragem para fazer separados.. A dor é insuportável nos 3 primeiros dias. Nao tem remédio nem posição para dormir. Após uma semana de cirurgia troquei o curativo e mesmo com os pés inchados já deu pra ver que ficaram ótimos. Vou tirar os pontos dia 05/03, mas já digo que o repouso é quase que absoluto. Nao posso colocar os pés no chão até tirar os pontos, e mesmo se pudesse a dor nao deixa! Após dia 5 posto como ficou. Mesmo com a dor extrema faria tudo novamente.

Anônimo disse...

Fiz a cirurgia nos dois pés. Joanetes em estado grave. Fiz na sexta feira e no sabado fui para casa. Não senti nada de dor. Com ajuda do andador ando na casa, tomo banho sózinha, levanto para as refeições. E até vou ler meus e-mails. Fiz dia 02.03.2012. São 26 dias. Com 15 dias tirei os pontos,e no dia 28 irei tirar os pinos dos dois dedões. Com 45 dia de cirurgia omédico fará um novo procedimento cirurgico para tirar os pinos do meio dos dedões. Mas Estou ótima, não senti nada de dor. Coloquei o pe todo np chão desde o segundo dia de cirurgia. Andava com andador e o pé todo no chão conforme o médico havia recomendado. Tomei cero os remédios e faço o repouso com os´pés para cima e coloco 20 minutos de gelo a cada hora. Não sofri. Tenham coragem, eu fiquei 30 anos com joanetes e receava fazer a cirurgia por causa dos boatos. Meu cirurgião aqui de Pato Branco foi excelenete. Do Graças a DEUS todos os dias. Se quiserem mais informação, solicitem.
Espero que no final de todos esses procedimentos meus pés fiquem ótimos.

day disse...

olá,seu depoimento mi ajudou bastante,li antes da cirurgia e resolvi postar um comentário.assim como você eu tinha muito medo de fazer essa cirurgia devido áos comentários das pessoas que já fizeram mas chega um momento que não tem geito,e só operando mesmo,fiz minha cirurgia dia 16/04/2012....nossa foi ótima cirurgia,não sentir dor nem no inicío nem durante nem pós-cirurgia estou usando moletas,e quando retirar os pontos vou usar a sandália bardok...se eu soubesse que ia ser assim já teria feito há tres anos atrás,então pessoal eu aconselho vcs a fazerem sem medo,realmente ñ doi,eu acho que os relatos das pessoas que se queixaram de dor deve ter sido porque ñ fizeram repouso como recomendado pelo seu médico,eu particularmente aprovo essa cirurgia e boa sorte pra quem vai fazer e vá sem medo!bjinho

Duda disse...

Olá,

As fotos e o relato do post acima são meus, vi que existem pessoas que querem falar comigo para tirar dúvidas sobre a cirurgia. Bem, quem quiser falar comigo, é só mandar um e-mail para loirinha_recpe@hotmail.com. Espero poder ajudar. Bjs

Sena disse...

As pessoas que fizeram a cirurgia e nao sentiram dor póst cirurgia, seria bacana que postassem os nomes dos medicamentos que usaram desde o inicio. Pq a dor, com certeza é devido o efeito do medicamento nao ser tao forte.
Preciso fazer minha cirurgia com urgencia e morro de medo. Acho que um pouco é pq sou estudante do ultimo ano de medicina e sei com tudo funciona desde o pré operatorio. Aiiimmmm

Unknown disse...

Também desejo compartilhar minha experiência no meu blog ursulaliba.blogspot.com.br, eu fiz a cirurgia a pouco tempo, e estou postando fotos,e comentários a respeito.Abraços!

Anônimo disse...

gostei dos comentários, eles me deram mais força para encarar uma cirurgia de joanetes que esta marcada para o dia 01/06. Foi um alento para mim. Obrigada.

Nina disse...

Pessoal,
vou fazer minha cirurgia na próxima terça 05/06, a cada comentário lido fico mais apreensiva, pois farei os dois pés. Estou começando a ficar com medo MUITOO MEDO, das dores do pós.Mas ao mesmo tempo, vejo relato de pessoas que nada sentiram, ai fico mais tranquila.
depois digo a vocês como foi.!!

Anônimo disse...

Pessoal,
fiz a cirurgia mini invasiva de joanete e dedos em garra nos 2 pés, tudo de uma só vez (dia 18.05.2012). No total foram operados 8 dedos. Sai no mesmo dia do hospital e já andando, usando uma sandália especial. Não teve nenhum dia que deixei de andar sozinha. As dores foram nos 2 primeiros dias, mas nada mto sofrido. Tomando remédio e relaxando dá pra ficar de boa. A cirurgia mini invasiva nao tem cortes e sim apenas pequenos furos, portanto nada assustador quando vc vê seu pé pós cirurgia.
Eu recomendo! sao 4 semanas usando sapato especial, mas neste meio tempo até dá pra voltar a trabalhar.
E pra quem está na dúvida, FORÇA! Pense nos benefícios e na sua qualidade de vida.

Unknown disse...

Olá...muito bom o seu blog,tenho pesquisado muito sobre o assunto,e os relatos aqui citados estão me ajudando a p/menos perder o medo.Tenho deformação no pé direito desde q nasci,não é uma simples joanete,é uma saliencia bem grande,os outros 4 dedos são em garra,adquiri tbém esporão d calcaneo e minha forma incorreta d andar e dificuldades ao calçar me levaram a ter sérios problemas na coluna,qdo era adolescente qria fazer cirurgia mais p/questão estética,mas não tinha condições na região em q morava...vim p/S.Paulo,achei um cirurgião anos atrás,mas não pude fazer p/causa do trabalho,não dava p/me afastar,na época ele disse q precisaria ficar 6 meses afastada e trabalhando e c/filha pequena fui adiando...e me acostumando a conviver c/a dor e desconforto,só q agora estou no meu limite,não aguento mais,tem dias q acordo e não sinto vontade d sair da cama,uma simples caminhada causa muita dor,me tornei sedentária e engordei,o q agrava ainda mais a situação,estou c/medo d piorar minha situação,dói os pés e tornozelos,joelho,coluna lombar e dorsal. Tenho pesquisado e sei q agora a recuperação é bem mais rápida em alguns casos,já existem calçado adequado pós operatório q dispensa o uso d muletas,isso me encorajou,porém não to conseguindo um bom profissional na área q meu convenio cubra...então continuo na pesquisa e fazendo tratamento p/coluna,tem dias q acho q se não tomar alguma atitude nos próximos anos não conseguirei mais andar,só faço chorar,estou em depressão,sem animo p/nada,sem qualidade d vida,só saio d casa p/trabalhar e levar minha filha á escola,um simples passeio no shopping já é um transtorno,caminhada em parque q gosto tanto,já era...,enfim...tá muito dificil,ando mancando p/lá e p/cá,tendo q trabalhar c/dor,e meu convenio uma droga!! Vou ter q procurar um profissional particular,mas ainda tenho receios,se alguém tiver algum aqui em S.Paulo,capital q possa me indicar,agradeço. Bem gente,é isso...desculpe o desabafo,mas precisava falar c/alguém q já passou o mesmo q estou passando,só nós sabemos o qto é dificil e ainda ser discriminada p/não ter pézinhos d princesa...

Unknown disse...

PS: ouve um tempo q qria a cirurgia p/questão estética c/disse,depois me acostumei a ser assim e me aceitei...hoje nem procuro p/perfeição na correção,meu caso é bastante complexo,nem espero tanto...só não qro mais ter q conviver c/dor e voltar a ter qualidade d vida...

Unknown disse...

Olá meninas, fiz a cirurgia no pé a 32 dias, gostaria de saber de quem ja fez a bem mais tempo se conseguiram voltar a usar saltos? e se demorou muito tempo pra isso.

Kelly Carmo disse...

Olá eu também fiz essa cirurgia a um mês tem hora que dói muito não vejo a hora de passar tudo isso

Kelly Carmo disse...

Olá eu também fiz essa cirurgia a um mês tem hora que dói muito não vejo a hora de passar tudo isso

Anônimo disse...

Bom dia
Fiz a cirurgia há um ano e já uso saltos normalmente.
Exceto alguns sapatos sinto um incomodo no pé direito. Vou retirar o pino está semana para ver se melhora.
Angela

Unknown disse...

Nunca senti nenhuma dor, graças a Deus!!

Unknown disse...

Nunca senti nenhuma dor, graças a Deus!!